Prefeitos de municípios do Rio Grande do Sul realizaram um protesto no Congresso, em Brasília, contra a lentidão na liberação de recursos.
A manifestação aconteceu nesta quarta-feira (3). Depois de se reunirem no Congresso, os prefeitos caminharam juntos até o Palácio do Planalto.
O grupo pede a recomposição das receitas de suas cidades devido às perdas provocadas pelas enchentes que devastaram o estado em maio.
Eles foram impedidos de subir a rampa do Palácio do Planalto. Para Cláudio Humberto, analista da Rádio Bandeirantes, a demora na liberação dos recursos necessários prejudica a economia gaúcha, que já está paralisada desde que as chuvas e enchentes atingiram o estado.
"A situação é ainda mais calamitosa nos municípios. A tragédia do RS paralisou a economia e, com isso, os municípios deixaram de arrecadar, ficaram sem receitas. O governo federal precisa cumprir o que prometeu", disse.
No momento da caminhada dos prefeitos até o Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançava o Plano Safra 2024/2025.
O grupo foi recebido pelo ministro Alexandre Padilha, responsável pela articulação política do governo.
"O que os prefeitos precisam mesmo é de socorro, como todo o estado do Rio Grande do Sul, que continua na expectativa do cumprimento de promessas pelo governo federal", disse Cláudio Humberto.