FMI estima menor projeção do PIB brasileiro para 2022

Gleice Prado, da redação

FMI projeto menor PIB para 2022
FMI projeto menor PIB para 2022
Cifotart /Shutterstock/ Arquivo

O Fundo Monetário Internacional reduz a projeção de crescimento do PIB Brasileiro.

No ano que vem, a estimativa é de crescimento de 1,5% - uma redução de 0,4 ponto percentual em comparação com a projeção anterior.

Para este ano, o FMI também revisou a expectativa de crescimento de 5,3% em julho para 5,2%.

Segundo a economista-chefe do Fundo, Gita Gopinath, o reajuste da estimativa para o Brasil se baseia no efeito da alta da taxa básica de juros e da inflação.

Segundo o último relatório de perspectivas mundiais, o país terá um cenário diferente do previsto para a América Latina.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, está em Washington, nos Estados Unidos, onde participa da reunião anual do Fundo Monetário Internacional.  

Ele disse que a inflação está presente em todo o mundo e que a taxa brasileira subiu por causa dos aumentos nos preços dos alimentos e da energia.

O FMI avalia que a economia global está se recuperando, mas a má distribuição de imunizantes contra a Covid-19 é o principal obstáculo para o fim da pandemia.

O Fundo Monetário Internacional reconhece que a inflação dos países pode seguir em alta até o fim deste ano, mas que deve diminuir a partir de 2022.