Fortes chuvas que atingem o sul do país deixam milhares de desabrigados

Fortes chuvas que atingem o sul do país deixam milhares de desabrigados
Fortes chuvas no sul do país
Roberto Zacarias / Secom

As fortes chuvas que atingem o sul do país causam prejuízos e deixam milhares de desabrigados. Segundo o último balanço da Defesa Civil, duas mortes foram registradas em Santa Catarina, e o número de desabrigados já passa de 12 mil.

Até o momento, 111 cidades decretaram situação de emergência no estado. A região mais afetada é o Vale do Itajaí, onde cerca de 300 moradores ficaram desabrigados na cidade de Taió.

Com previsão de mais chuva, moradores estão sendo levados para abrigos improvisados e escolas. Em Blumenau, onde ocorre a tradicional Oktoberfest, o evento precisou ser suspenso mais uma vez.

A festa da comunidade alemã no Brasil pode ser retomada hoje, mas ainda não há confirmação oficial. Já no Paraná, o rio Iguaçu alagou nove cidades e o nível da água continua subindo.

A situação mais crítica é em União da Vitória, onde o nível do rio chegou a sete metros - cinco acima do normal. De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil, 4 mil 249 pessoas foram afetadas pelos temporais no Paraná. Do total, 99 estão desabrigadas e outras 35 desalojadas.

Mais de 90 pessoas permanecem sem ter onde dormir, após terem as casas invadidas pela água. Já no norte do país, a situação é completamente oposta: o Amazonas segue sofrendo os efeitos da maior seca dos últimos anos na região Norte.

Dos 62 municípios do estado, 48 decretaram situação de emergência por causa da maior seca dos últimos anos na região. Pelo segundo dia consecutivo, Manaus registrou grandes quantidades de fumaça que encobriram a cidade.

A maior parte vem da cidade de Autazes, a cerca de 130 quilômetros da capital, onde o Corpo de Bombeiros registrou mais de 100 focos de incêndio. Segundo o índice mundial de qualidade do ar, Manaus é a segunda pior cidade para se respirar neste momento.

Mais notícias

Carregar mais