O governo federal confirma a abertura de mais de três mil vagas para o serviço público. Do total, 2.480 novos postos serão preenchidos através de concursos; outros 546 candidatos já aprovados em disputas anteriores serão chamados.
Os funcionários selecionados vão atender 22 órgãos com salários entre seis mil e 21 mil reais. O IBGE vai receber a maioria dos novos servidores - 895, seguido pelo Ministério da Gestão e Inovação, comandado por Esther Dweck.
Também serão beneficiadas as pastas do Planejamento e Orçamento, da Fazenda, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e da Justiça, e ainda Banco Central e Anatel. O impacto anual da nova rodada de concursos sobre os cofres públicos deverá ser de 546 milhões de reais.
O governo federal diz que há hoje um déficit de 75 mil cargos no serviço público. As áreas social e de infraestrutura são as que mais perderam vagas nos últimos anos.
Os editais com o detalhamento dos cargos anunciados e as regras deverão ser publicados em até seis meses. Segundo o governo, são previstas mais de 23 mil vagas em concursos públicos no âmbito federal neste ano.
Nessa lista entram os cargos com contratos temporários e a alocação de aprovados em outras provas.