O governo de São Paulo abre nesta sexta-feira (9) o abrigo solidário na Estação Pedro II do metrô, no centro da capital, durante a passagem da frente fria que derruba as temperaturas em toda a região metropolitana nos próximos dias.
O abrigo tem capacidade para receber até 100 pessoas em situação de vulnerabilidade social por noite até a próxima terça-feira (13).
Os termômetros devem registrar mínima de 6ºC na capital a partir desta sexta e podem marcar as menores temperaturas nos últimos dois anos, segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).
A estrutura do abrigo montado na Estação Pedro II conta com colchões, cobertores, duas refeições (jantar e café da manhã), que são fornecidas pelo Bom Prato Móvel.
Os pets dos abrigados na Estação Pedro II poderão ficar em um espaço reservado e receberão água e ração.
A Defesa Civil alerta que a queda brusca nas temperaturas pode intensificar a sensação de frio, elevando os riscos de hipotermia, especialmente entre as pessoas em situação de rua, crianças e idosos.
A baixa umidade do ar também contribui para o aumento de doenças respiratórias como gripe, resfriado, pneumonia e meningite.
Horário de funcionamento do abrigo da Estação Pedro II
Local: Estação Pedro II do Metrô (entrada pela Rua da Figueira, s/n, Bairro Sé, Centro – São Paulo)
Horário de funcionamento: A partir das 19h, com fechamento às 8h do dia seguinte
Período de funcionamento: De sexta-feira (9) até terça-feira (13) de agosto