O governo de São Paulo tem até o fim desta semana para apresentar ao Tribunal de Contas as justificativas para a elevação do preço dos pedágios. As autoridades terão que comprovar com estudos e cálculos a necessidade real dos reajustes.
Desde a última sexta-feira, os pedágios das principais rodovias que cortam São Paulo sofreram aumento de aproximadamente dez por cento. O preço no Sistema Anchieta-Imigrantes, por exemplo, subiu de 30 reais e 20 centavos para 33 e 80.
Segundo o diretor-executivo do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros do Estado, o aumento já será sentido no bolso de quem optar por viajar de ônibus neste fim de ano. Antônio Laskos, explica que a elevação é imediatamente repassada ao consumidor.
O preço do pedágio em São Paulo estava previsto para julho, mas foi adiado para janeiro pelo governador Rodrigo Garcia. Em nota, a Artesp - agência de transporte do estado - informou que o reajuste está previsto nos contratos com as concessionárias que administram as estradas.