O colunista Cláudio Humberto, da Rádio Bandeirantes, opinou durante a manhã desta sexta-feira (23) sobre o relatório de transparência divulgado pela Força Aérea Brasileira (FAB) em que são listados 1.068 voos oficiais realizados com jatos da corporação.
De acordo com o documento, o recordista de uso das aeronaves, entre os dias 1º de janeiro e 15 de agosto de 2023, foi o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso. Foram 81 voos neste período.
"Até a mulher do ministro Alexandre de Moraes se utilizou de jatinhos da FAB para seus deslocamentos. [...] Inclusive, é uma regalia restrita, de acordo com a lei, aos chefes de poder e aos comandantes militares. [...] Essas pessoas cruzam o céu por nossa conta", opinou.
O levantamento da Força Aérea Brasileira indica que, desde o início do ano, os ministros do governo Lula, do STF, além dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, realizaram mais de mil voos em aeronaves mantidos pelo Grupo de Transporte Especial.
O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), também se destaca na utilização das aeronaves da Força Aérea Brasileira para se destacar. Foram 74 voos somente este ano. Em seguida, aparece o ministro da Defesa, José Múcio, com 72 voos; e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), com 64 voos. Presidente do STF, Barroso voou 24 vezes pela FAB somente no mês de junho, quase um voo por dia no período.