Humberto sobre as mais de mil viagens em jatos da FAB: "Até a mulher de Moraes voou"

Força Aérea Brasileira divulgou relatório em que informa realização de 1.068 voos entre 1º de janeiro e 15 de agosto; recordista foi o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, com 81 voos no período

O colunista Cláudio Humberto, da Rádio Bandeirantes, opinou durante a manhã desta sexta-feira (23) sobre o relatório de transparência divulgado pela Força Aérea Brasileira (FAB) em que são listados 1.068 voos oficiais realizados com jatos da corporação.

De acordo com o documento, o recordista de uso das aeronaves, entre os dias 1º de janeiro e 15 de agosto de 2023, foi o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso. Foram 81 voos neste período.

"Até a mulher do ministro Alexandre de Moraes se utilizou de jatinhos da FAB para seus deslocamentos. [...] Inclusive, é uma regalia restrita, de acordo com a lei, aos chefes de poder e aos comandantes militares. [...] Essas pessoas cruzam o céu por nossa conta", opinou.

O levantamento da Força Aérea Brasileira indica que, desde o início do ano, os ministros do governo Lula, do STF, além dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, realizaram mais de mil voos em aeronaves mantidos pelo Grupo de Transporte Especial.

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), também se destaca na utilização das aeronaves da Força Aérea Brasileira para se destacar. Foram 74 voos somente este ano. Em seguida, aparece o ministro da Defesa, José Múcio, com 72 voos; e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), com 64 voos.  Presidente do STF, Barroso voou 24 vezes pela FAB somente no mês de junho, quase um voo por dia no período.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais