Quase dois milhões de pessoas em todo o Brasil estão na fila de espera por algum tipo de auxílio do INSS.
Hoje, os beneficiários esperam, em média, 113 dias para receber alguma resposta por parte do órgão - em junho de 2021, o prazo era de 85 dias.
A coordenadora de marketing Joana Figueiredo é uma das afetadas pela demora; ela perdeu a mãe vítima de câncer em agosto do ano passado.
Logo no mês seguinte, a família deu entrada no INSS com o pedido de pensão por morte.
Por lei, o prazo estabelecido para conclusão do processo é de 60 dias, mas cinco meses se passaram e nada de respostas até agora.
O INSS alega que sofre com a falta de pessoal e que, apesar da queda de 4% nos requerimentos totais, os pedidos de prestação continuada tiveram alta de 20%.
A legislação também determina que o Instituto deve pagar com juros e correção quando há atraso na análise do pedido.
Em junho de 2021, o Supremo Tribunal Federal determinou que o INSS pode demorar, no máximo, 90 dias para analisar pedidos de benefício.