O Metrô de São Paulo vai começar a elaborar o projeto básico da Linha 20-Rosa, que promete ligar o ABC à capital paulista. A nova linha vai ter 33 km de extensão e vai conectar as cidades de Santo André e São Bernardo do Campo para a Zona Oeste de São Paulo.
A linha deve passar pela Lapa, Pinheiros, Vila Olímpia e Moema. O governo tem a expectativa de que mais de 1,3 milhão de passageiros sejam beneficiados diariamente com o trecho. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que a obra deve começar pelo ABC para integrar a região ao sistema metroviário.
"Existe um sonho de muitos anos do ABC e a gente vai ter oportunidade de desenvolver o projeto, esses dois ramos. Acho que temos que começar a obra pelo ABC e fazer a primeira conexão com as outras linhas, ela tem essa função integradora de ligar com a linha 1, linha 5, linha 4, linha 2, 8, 7, 6. Se tem uma linha que vai integrar o sistema é a linha 20", disse.
O projeto será desenvolvido pelo consórcio MNEP Linha 20, que terá 20 meses para fazer os estudos detalhados e definir os aspectos técnicos da obra. A fase inicial inclui o planejamento das estruturas dos túneis, vias e estações, além de arquitetura, inserção urbana, sinalização e sistemas de energia e telecomunicações.
O investimento previsto para esse projeto básico é de R$ 137 milhões. A futura Linha 20-Rosa terá 24 estações e dois pátios de manutenção e deve se conectar com oito linhas atuais e futuras linhas do sistema metroviário. Ainda não há uma previsão de entrega das obras.