O Estado de São Paulo lida com fortes temporais nos últimos dias, e eles não devem dar folga no fim de semana. Até por isso, a Defesa Civil monitora o risco de deslizamentos em diversas cidades da região.
“Quando a gente vê que ainda é sexta e a gente previu chuva até domingo, a gente tem cenário crítico, principalmente para deslizamento de terra nas áreas da faixa leste, em especial litoral, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira”, apontou Maxwel Souza, porta-voz da Defesa Civil do Estado de São Paulo.
No Guarujá, no Litoral Sul paulista, o sistema de sirene para chuvas intensas ecoou em áreas de risco na última quarta-feira (29), e há chance de novos alertas no fim de semana.
Lá em Guarujá nós tivemos duas ocorrências de deslocamento de rocha. Teve duas rochas que rolaram e pararam na casa de um morador, entraram na casa, bateram na parede, fizeram ali um estrago no muro da casa dele. Felizmente não tinha ninguém, eles receberam o alerta”, disse Maxwel Souza.
Como identificar os sinais de um deslizamento de terra
O porta-voz da Defesa Civil também mostrou os principais sinais de que a sua casa pode estar sobre com um deslizamento de terra. Confira:
- Ver se há sinais de rachaduras no chão e na parede da casa;
- Ficar atento a barulhos de estalos ou coisas quebrando, que indicam que o imóvel está colapsando;
- Ver se há água barrenta descendo os morros, que apontam sinal de deslizamento;
- Em qualquer um desses sinais, todos do imóvel devem sair imediatamente e ir para um lugar seguro, já que eles podem aparecer minutos antes de um deslizamento.