Lula garante a permanência de Nísia Trindade no comando do Ministério da Saúde

Lula garante a permanência de Nísia Trindade no comando do Ministério da Saúde

Lula garante a permanência de Nísia Trindade no comando do Ministério da Saúde
Nísia Trindade e o presidente Lula
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Lula garante a permanência de Nísia Trindade no comando do Ministério da Saúde. A confirmação foi feita durante a décima sétima Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília nesta quarta-feira.

A ministra era uma das pressionadas para deixar a Esplanada em meio a pressões políticas por apoio em votações no Congresso. Durante o evento, Lula elogiou o trabalho de Nísia Trindade e disse que não vai ceder a nenhum lado.

A mesma situação acontece com a ministra do Turismo, Daniela Carneiro. A deputada, que se desfiliou do União Brasil, balança no cargo e deve ser trocada por Celso Sabino, também da mesma legenda.

Segundo o marido dela, Waguinho Carneiro, prefeito de Belford Roxo, no Rio de Janeiro, Daniela entregará a carta de demissão ainda hoje em reunião com Lula. A decisão por uma "saída honrosa" foi articulada em conjunto com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Na conferência da Saúde, o presidente voltou criticar a gestão de Jair Bolsonaro durante a pandemia de Covid-19. O petista enalteceu o trabalho de profissionais do SUS que, segundo ele, foram responsáveis por salvar a vida de milhões de brasileiros na época.

Outro ponto importante do evento em Brasília foi o anúncio do pagamento do piso salarial da enfermagem retroativo a maio. O valor de até 4 mil 750 reais foi considerado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal e deve ser pago com recursos federais. Os vencimentos serão pagos em nove parcelas.

Mais notícias

Carregar mais