O colunista Marco Antônio Sabino, da Rádio Bandeirantes, analisou durante a manhã desta quarta-feira (16) um relatório realizado pelo Instituto Ipsos - empresa multinacional de pesquisa e consultoria de mercado.
De acordo com o levantamento, o Brasil é um dos cinco países mais estressados do mundo. Apenas 26% da população brasileira entrevistada diz não ter sofrido pico de estresse no último ano.
Já 32% disseram ter ao menos um episódio de estresse. Outros 42% relataram ter tido mais de um episódio de estresse no último ano. Além disso, 19% disseram que não foram trabalhar, ao menos um dia, por causa de episódios estressantes.
Por fim, 29% dos entrevistados da pesquisa disseram não ter esperança na vida e declararam estar deprimidos. Segundo especialistas, o estresse crônico pode levar a doenças mentais e tirar as pessoas do equilíbrio, podendo chegar a um quadro depressivo.
Ao todo, 1.500 pessoas foram entrevistadas em solo brasileiro. Ao todo, foram mais de 23 mil pessoas que participaram da pesquisa, entre os dias 26 de julho e 9 de agosto. A faixa etária dos entrevistados foi de 16 a 74 anos de idade, principalmente de regiões urbanas.