O colunista Marco Sabino, da Rádio Bandeirantes, participou do Jornal Gente na manhã desta quarta-feira (9) e falou sobre a principal promessa de campanha dos pré-candidatos Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB) para a disputa pela prefeitura de São Paulo: a gratuidade nos ônibus municipais.
Segundo o analista, trata-se de uma medida - não pagar pela utilização do transporte de ônibus - que pode decidir a eleição no próximo ano.
Meses atrás, Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, solicitou um estudo para avaliar a hipótese de implementação da medida na capital paulista.
Em seguida, o deputado federal e pré-candidato à disputa do Executivo municipal Guilherme Boulos prometeu que, independente do estudo, haverá a implementação do ônibus gratuito caso vença as eleições.
"Há, na verdade, uma consequência importante. Ninguém pode ser imaturo ou irresponsável enssa discussão. Se você faz um tipo de anúncio desses, dificilmente você volta atrás lá na frente."
Caso haja a implementação, os cofres públicos da prefeitura deverão custear os bilhões de reais com as passagens dos cidadãos que utilizarem o transporte.
Como "meio termo", a Câmara dos Vereadores de São Paulo propôs uma medida para tornar gratuito apenas as passagens de desempregados, beneficiários de benefícios sociais do governo federal e de estudantes de baixa renda.