Não deu para Gana. A seleção africana parou novamente no Uruguai e não conseguiu a classificação para as oitavas da Copa do Mundo.
Mesmo com a frustração, porém, as seleções do continente africano igualaram a marca de 2014, com duas equipes classificadas para o mata-mata da competição.
Após o resultado frustrante da Copa do Mundo de 2018, onde nenhum time advindo de África avançou de fase, Senegal e Marrocos tiveram bons resultados na fase de grupos deste ano.
A única vez que mais de uma equipe africana conseguiu o feito no atual formato da competição, com 32 duas seleções e iniciado em 1998, foi no Brasil, em 2014. Na oportunidade, Nigéria e Argélia foram eliminadas já nas oitavas de final.
Nesta configuração do torneio, que terá mudanças para 2026, 5 times do continente disputam a Copa do Mundo. Senegal, Tunísia, Marrocos, Gana e Camarões estiveram presentes em 2022.
Somente em três edições do mundial uma seleção africana avançou para as quartas. Camarões, em 1990, Senegal, em 2002, e Gana, em 2010.
Todos esses times caíram apenas após o tempo regulamentar.
Os camaroneses estavam vencendo a Inglaterra até os 38 minutos do segundo tempo. Senegal levou o empate com a Turquia até a prorrogação, mas foi eliminada por 1 a 0. Gana teve um pênalti no último minuto de jogo contra o Uruguai, mas Asamoah Gyan isolou e os africanos perderam nas disputas de pênaltis.
Agora, na Copa de 2022, Marrocos enfrentará a Espanha, e Senegal confrontará a Inglaterra.