Ministro do STF arquiva 2 pedidos de investigação sobre a existência de offshores de Paulo Guedes e do presidente do Banco Central

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

Toffoli, ministro do STF
Toffoli, ministro do STF
Foto: Reprodução/Folha

O ministro da Economia e Roberto Campos Neto foram expostos numa denúncia que revela que ambos têm investimentos em paraísos fiscais.

Solicitados pelo senador Randolfe Rodrigues, da REDE, e pelo PDT, o objetivo era que o STF pedisse à Procuradoria-Geral da República a abertura de um inquérito. 

Porém, Dias Toffoli alegou que a notícia-crime pode ser feita diretamente à PGR e que não cabe ao Judiciário interferir na atuação do Ministério Público Federal.

O ministro disse ainda que a Procuradoria tem a atribuição de promover a ação penal pra investigar crimes praticados por autoridades com foro privilegiado.

Paulo Guedes e Roberto Campos Neto já negaram qualquer irregularidade e disseram que as offshores foram declaradas à Receita Federal.

Mesmo assim, o ministro da Economia e o presidente do Banco Central foram convidados a dar explicações na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. 

Além disso, Paulo Guedes será obrigado a prestar esclarecimentos à Câmara dos Deputados sobre os investimentos em paraísos fiscais.

Ainda não há data definida, mas, se não comparecer, o ministro pode responder por crime de responsabilidade.