Esporte

Morre aos 86 anos Jerry West, jogador de basquete que virou o símbolo da NBA

Silhueta da lenda do esporte foi usada para um dos maiores logos do esporte moderno

Da Redação

Morreu aos 86 anos o ex-jogador da NBA e dirigente Jerry West. Lenda do basquete, a silhueta dele com a bola de baquete na mão foi usada para a criação do icônico logo da liga norte-americana. Ainda não foi informada a causa da morte.  

Como jogador da NBA, West jogou toda a carreira nos Lakers. Ele vestiu o uniforme da equipe ainda em 1960, quando ela estava em Minneapolis, vivendo a transição para Los Angeles.  

Com a camisa 44 da equipe, West jogou mais de mil partidas, entre temporada regular e playoffs, até 1974. Ele foi o primeiro atleta da história da NBA a fazer 25 mil pontos na liga. West ainda conquistou o título do basquete dos EUA como jogador em 1972.  

Ele foi usado como base para a criação do logo da NBA, em 1969, momento do auge da carreira de West. Naquele ano, ele foi eleito o jogador mais valioso das finais mesmo jogando na equipe derrota.  

Após se aposentar, ele teve uma breve passagem como técnico, mas foi como dirigente que ele aumentou ainda mais o seu peso na história do basquete. O “Logo”, como ficou conhecido, participou de mais oito títulos da NBA.  

Foi sob a gestão de West que os Lakers montaram duas das maiores dinastias da história do esporte: o “Showtime” de Magic Johnson na década de 80 e os Lakers dos anos 2000, draftando Kobe Bryant e contratando Shaquille O’Neal.  

Ele deixou os Lakers em 2000, mas seguiu fazendo história. Na década de 2010, participou da diretoria do Golden State Warriors, que mudou a cara da liga com Stephen Curry e Klay Thompson. West estava atualmente na diretoria do Los Angeles Clippers.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais