Nahim Jorge Elias Júnior, cantor conhecido como Nahim, morreu na madrugada desta quinta-feira, 13 de junho, aos 71 anos em Taboão da Serra, região metropolitana de São Paulo.
O artista estava sozinho em casa, e um funcionário de uma empresa de telefonia que passava pela rua avistou o corpo e chamou a polícia. A Secretaria da Segurança Pública registrou o caso como morte suspeita, e a polícia está investigando as circunstâncias do acidente.
Natural de Miguelópolis, no interior do estado, e fez sucesso em programas de auditório nos anos 1980. Na música, os maiores sucessos de Nahim são “Dá coração”, “Taka taka” e “Coração de melão”. Ao longo da carreira, o cantor gravou 14 álbuns e 86 músicas.
Nahim também é recordista do quadro "Qual é a Música?", do Programa Silvio Santos, tendo participado da inauguração da TVS, que depois se tornou o SBT. Recentemente, ele participou de alguns realities shows - O Aprendiz 10, em 2014, A Fazenda 9, em 2017 e do Power Couple, em 2021, ambos da Record.
Mas, segundo Danilo Gobatto, que entrevistou o cantor no programa do “Bom e Do Melhor”, da Rádio Bandeirantes, um fato curioso sobre Nahim é pouco conhecido: no início de sua carreira, ele só cantava em inglês.
Essa fase peculiar começou quando ele foi lançado com o nome artístico de Baby Face, uma referência ao seu rosto jovem. A escolha do nome e do repertório em inglês foi uma estratégia de marketing, baseada no sucesso internacional que muitos artistas estrangeiros faziam no Brasil naquela época. O artista contava que, para muitos, ele era visto como um cantor americano.
Ele apareceu pela primeira vez com esse nome no programa do Bolinha, na TV Bandeirantes. Nahim recordava que só podia se comunicar em inglês durante suas apresentações, limitando-se a cumprimentar o público com alguns simples "Hello ou thank you".
Conforme o jornalista, essa fase durou cerca de um ano, até que em 1981 ele adotou o nome Nahim e começou a cantar em português, abrindo caminho para os hits que marcaram os anos 80.
Na entrevista à Rádio Bandeirantes, o cantor relembrou o início de sua trajetória musical. "Eu posso dizer que fui um privilegiado na parte musical, porque minha criação foi de Beatles e Jovem Guarda, só coisas boas", disse ele.
Essa transição do inglês para o português foi decisiva para o sucesso de Nahim no Brasil. Com músicas que se tornaram verdadeiros hinos da época, ele conquistou seu espaço na indústria musical e no coração dos fãs.
Neste sábado, 15 de junho, a Rádio Bandeirantes prestará uma homenagem a Nahim, retransmitindo na íntegra sua última entrevista no programa "Do Bom e do Melhor".
Veja o que se sabe sobre a morte de Nahim
O artista foi encontrado sem vida na sala da casa. Ele foi encontrado quando homens que faziam reparo em um poste na rua viram o corpo caído no local e acionado a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.
Segundo informações iniciais, a suspeita é de que ele tenha caído de uma escada e batido a cabeça. O caso é inicialmente tratado como “morte suspeita”.
“A Polícia Civil investiga a morte de um cantor, no bairro Jardim Bom Tempo, em Taboão da Serra. Policiais militares foram acionados para atender a ocorrência e, no local, apuraram que a vítima estava sozinha em casa, quando caiu da escadaria da residência. O Corpo de Bombeiros e o SAMU foram acionados e constataram o óbito. O corpo foi encaminhado ao IML e o caso foi registrado como morte suspeita no 1º DP de Taboão da Serra”, disse, em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).
Nahim havia se mudado para Taboão da Serra há cerca de 15 dias, segundo os vizinhos. Ele e a mulher, Andreia Andrade, se separaram no ano passado. Apesar do divórcio, os dois eram próximos. Ela foi uma das primeiras pessoas a chegar ao local após a confirmação da morte.