
Novo voo fretado de brasileiros deportados dos Estados Unidos está previsto para chegar na próxima sexta-feira (7) em Fortaleza, no Ceará. É o segundo grupo que retorna desde o início da gestão de Donald Trump na Casa Branca.
Os brasileiros deportados costumam desembarcar em Belo Horizonte, mas o governo federal decidiu trocar para a capital cearense. A alteração foi feita para que os cidadãos não sobrevoem o território nacional algemados.
O número de passageiros não foi divulgado. Uma reunião nesta terça-feira (4) entre governo federal e autoridades locais deve definir os detalhes logísticos da chegada do voo e da assistência aos deportados. O encontro deve também definir se a chegada para Fortaleza deve valer apenas para este voo ou para todos.
A Defensoria Pública da União afirmou que denuncia maus-tratos a deportados há pelo menos três anos. O governo federal e o de Minas Gerais já sabia, desde 2022, as situações precárias dos brasileiros expulsos dos Estados Unidos que desembarcavam em Confins.