O número de casos de dengue no Brasil teve um aumento preocupante. Os últimos dados divulgados pelo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde na primeira semana de setembro apontaram que o Brasil teve um aumento de 189,1% quando comparado com o ano de 2021.
Os municípios que apresentaram os maiores registros de casos prováveis de dengue foram Brasília/DF, Goiânia/GO, Joinville, Aparecida de Goiânia, Araraquara e Anápolis.
O ministério da Saúde avalia os motivos que elevaram a incidência casos de dengue. Uma das causas prováveis são as instabilidades climáticas enfrentadas em 2022.
Em relação ao número de óbitos por dengue o estado de São Paulo é o que reúne mais vítimas. Já são 854 óbitos registrados pelo Aedes Aegypti no estado paulista, depois o estado de Goiás (111), Paraná (96), Santa Catarina (88) e Rio Grande do Sul (66).
As dicas para evitar a proliferação do mosquito da dengue permanecem: esvaziar pontos de água parada como vasos de plantas, caixas d’água e piscinas.
Os principais sintomas do vírus da dengue são dores abdominais intensa, vômitos persistentes e sangramentos na gengiva. Nos quadros mais graves são identificadas manchas avermelhadas na pele. Caso seja identificado esses sintomas procure por um atendimento médico.
Boletim epidemiológico do Ministério da Saúde foi divulgado em 09/09/2022 às 18h15. Clique aqui para acompanhar