As obras em 15 aeroportos concedidos à iniciativa privada no ano passado estão previstas para começar neste mês.
Na lista está o Afonso Pena, em Curitiba, que vai receber investimentos de cerca de um bilhão e 300 milhões de reais.
A previsão é gerar mais de dois mil empregos diretos.
O CEO da CCR Aeroportos, Fabio Russo, diz que as intervenções vão impulsionar o desenvolvimento do setor.
Nos últimos anos, após décadas de monopólio da Infraero, 58 aeroportos foram concedidos à iniciativa privada.
Um jogo em que, na maior parte das vezes, todo mundo sai ganhando, destaca o professor de geografia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Vitor de Pieri.
O Galeão, no Rio, é o ponto fora da curva desse modelo.
O movimento no aeroporto caiu de 14 milhões de passageiros por ano para menos de seis milhões.
A empresa Changi, de Cingapura, ganhou e depois desistiu da concessão.
Agora, quer retomar o controle do terminal na esperança de que a restrição de voos no Santos Dumont aumente o movimento.
O Tribunal de Contas da União está analisando o caso.