Palmeiras e Atuesta chegaram a um acordo por uma rescisão contratual nesta quinta-feira (6), e o meio-campista colombiano vai ser liberado de graça para o Orlando City, dos Estados Unidos.
Para destravar a negociação entre o meia e o time dos EUA, o Palmeiras cedeu, oferecendo a rescisão. O Verdão ficará com uma porcentagem de uma eventual venda futura.
Atuesta, por sua vez, abriu mão do que tinha para receber do clube alviverde até dezembro de 2026, disposto a voltar aos Estados Unidos. Ele é aguardado em Orlando, na Flórida, já nesta sexta-feira (7).
O colombiano de 27 anos retornou ao Alviverde em 2025, após um ano de empréstimo ao LAFC, dos Estados Unidos. Ele disputou alguns jogos do Paulistão, mas não estava nos planos de Abel para a temporada.
No LAFC, na última temporada, Atuesta disputou 41 jogos, fez quatro gols e deu três assistências, mas não cumpriu as metas contratuais para ser comprado pelo time estadunidense.
Atuesta foi contratado em 2022 por cerca de 3,7 milhões de dólares (cerca de R$ 20,7 milhões, na cotação da época), e nas duas passagens pelo Verdão tem 63 jogos, dois gols e duas assistências.
Concluindo a rescisão de Atuesta, o Palmeiras vai diminuir para oito o número de estrangeiros no elenco. Lembrando que a Federação Paulista de Futebol permite sete gringos por jogo no Campeonato Paulista, e a CBF libera nove estrangeiros por súmula no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil.