Paulo Guedes deve comparecer hoje em duas comissões na Câmara dos Deputados para dar explicações sobre as offshores que tem fora do País.
Os requerimentos para a convocação de Guedes foram apresentados pelos deputados Kim Kataguiri, do DEM, Leo de Brito, do PT e Elias Vaz, do PSB.
Para os parlamentares, o ministro da Economia se beneficiou de investimentos em paraísos fiscais para misturar o interesse público com o privado.
Os deputados citam um artigo que proíbe funcionários de alto escalão de manter aplicações financeiras passíveis de ser afetadas por políticas governamentais.
Em nota, a defesa de Paulo Guedes afirma que não houve nenhuma remessa ou retirada de valores nas offshores desde que assumiu o Ministério da Economia.
Diz ainda que toda a documentação sobre as empresas em paraísos fiscais foi devidamente enviada aos órgãos competentes no início do mandato.
Por fim, a defesa de Paulo Guedes entende que há "ilações e mentiras" nas acusações de que o ministro tenha usado o cargo para aumentar a fortuna pessoal.