O âncora Pedro Campos, do Jornal Gente, falou nesta quinta-feira (10) sobre o avanço da Justiça sobre o tráfico de drogas na região da Cracolândia, no centro da capital paulista.
Segundo o jornalista, o novo trabalho de inteligência da Polícia Civil permitiu mostrar à Justiça que nem todos os traficantes que atuam com drogas na região permanecem por muito tempo em posse das substâncias.
Pela primeira vez, a Justiça acatou a investigação policial e determinou a prisão de sete presos que foram identificados como traficantes, mesmo que não estivessem sem as drogas no momento da prisão.
"A polícia fez um trabalho de inteligência e descobriu que nem todos os envolvidos com o tráfico, em algum momento, carregam a droga. Há funções estabelecidas dentro da engenharia criminosa que, há 30 anos, funciona muito bem."
Pedro Campos pediu para que a Justiça siga seu trabalho e puna com rigor os envolvidos, já que alguns dos presos são detidos e soltos em operações que acontecem de maneira semanal na Cracolândia.
"Pode parecer que a polícia está enxugando gelo, mas dessa vez, se a Justiça se atentar, como nos atentamos aqui, a entender qual o esquema foi desvendado pela polícia e a forma de combater, podemos ter um avanço nessa questão."
O âncora pontuou que os envolvidos em crimes sabem a legislação e atuam nas brechas da lei, para serem soltos após a detenção.
Ainda, os advogados dos traficantes já começaram a utilizar os argumentos da liberação do porte de drogas que ainda está em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF), para pedir a soltura dos acusados.