O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), atualizou a situação da cidade em entrevista para a Rádio Bandeirantes Porto Alegre nesta quinta-feira (2). Ao menos três pessoas já morreram no município desde o início das chuvas que afetam o Estado.
É pesadelo desde que iniciou esse temporal.
“Quando o governador Eduardo Leite diz que vai aumentar o número de pessoas que morreram, não é um pessimismo, é uma realidade. Nós nunca tivemos tanta chuva no Estado do Rio Grande do Sul como nós estamos tendo. Segundo um instituto de climático, Santa Maria nas últimas 136 horas foi a cidade que vai choveu no mundo”, completou Pozzobom.
Ao todo, o Rio Grande do Sul já registrou 13 mortes causadas pelas chuvas, além de outras 21 pessoas desaparecidas.
O presidente Lula visita nesta quinta-feira as regiões afetadas pelo temporal. Pozzobom disse que planeja pedir para ele agilidade na liberação nos recursos de reconstrução da cidade.
“Não adianta eu chegar lá e retirar uma família de dentro de casa. Eu vou botar onde? Vou deixar num ginásio? Quanto tempo vou deixar no ginásio?
Situação de represa
Pozzobom também afirmou que não há risco de rompimento da represa de Santa Maria. O que ocorre na região é a destruição de adutoras, que prejudicam o abastecimento de água da região.