Prefeita de São Vendelino-RS sobre temporal: "Situação caótica, estamos ilhados"

Em entrevista exclusiva, Marlí Weissheimer contou a cidade está isolada, com acesso apenas de helicóptero; pontes estão submersas e estradas que passam pelo município foram obstruídas

Rádio Bandeirantes

Prefeita de São Vendelino-RS sobre temporal: "Situação caótica, estamos ilhados"
Trecho da via ERS-446, próximo a São Vendelino, interditado
Reprodução/Facebook/CSG Caminhos da Serra Gaúcha

Marlí Weissheimer (União Brasil), prefeita de São Vendelino-RS - uma das regiões mais atingidas pelas fortes chuvas no Sul do país, concedeu uma entrevista exclusiva durante a manhã desta quarta-feira (1º) à Rádio Bandeirantes. Nela, a mandatária definiu a situação da cidade como "caótica".

"Está triste aqui, caótica a nossa situação. Tem [pessoas a serem resgatadas], provavelmente duas pessoas. A gente não tem certeza, mas estão desaparecidas", explicou a política antes de detalhar que um pai e seu filho foram orientados a deixar sua residência, mas voltaram  para alimentar os animais da fazenda e teriam sido soterrados. "Provavelmente estão embaixo dos escombros", disse.

Marlí também ressaltou que a cidade está ilhada, uma vez que todos os pontos e vias de acesso do município foram interditados: "Reconstruímos quatro ponte pênsil e todas elas foram embora. O município está isolado. A rodovia ERS-446, que vai a Carlos Barbosa, está fechada porque desceu barreira. A de Farroupilha, a RS-122, está fechada. E ontem a noite, fechou na Piedade, quatro quilômetros daqui. Fecharam as quatro pistas com uma barreira que desceu. Para chegar aqui, só de helicóptero. Estou ilhada. Depois que saí da prefeitura e vim para minha casa, estou ilhada. Não consigo sair. A estrada onde eu passo está submersa desde ontem."

De acordo com a prefeita, os mercados da cidade estão abastecidos e não devem ser um problema para os próximos dias. No entanto, um setor que preocupa é a saúde, já que a cidade não conta com nenhuma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), apenas uma Unidade Básica de Saúde (UBS). "Nossa referência é a UPA de Bom Princípio. Hoje, não conseguiremos levar ninguém à Bom Princípio. Não [temos UPA], temos só uma UBS", explicou.

Mais notícias

Carregar mais