Moradores da rua Itaperuna, localizada no bairro do Pacaembu, em São Paulo, instalaram cancelas para controle da circulação de carros nas duas saídas da via.
A rua é tem cerca de 200 metros e 11 famílias vivem no local. A alegação dos moradores é de que as cancelas tornariam o local mais seguro já que há muitos roubos e assaltos na região.
A prefeitura de São Paulo, no entanto, não concorda com a instalação e pede a retirada dos equipamentos.
Um morador da Itaperuna que falou à Rádio Bandeirantes diz que a instalação antes da autorização da prefeitura é para um "período de testes".
"A nossa rua é de pessoas idosas. Tivemos assalto na casa de uma senhora idosa na rua ao lado que ficou refém durante horas. Estamos buscando alternativas para melhorar a nossa segurança", disse o morador Marcos Amaral.
Os moradores da rua se valem de uma legislação municipal que permite o fechamento de ruas com baixa circulação de veículos das 22h às 6h.
No entanto, para isso acontecer é necessária a aprovação de pelo menos 60% dos moradores e uma autorização da prefeitura da capital.
Amaral diz que 100% dos moradores aprovam a instalação, que solicitação já foi feita e que a instalação não impede ninguém de ir e vir.
A prefeitura alega que nenhuma solicitação foi feita e que não existe, na legislação, a previsão do período de testes.
Nesta segunda-feira (22), um veículo passou pelas cancelas abaixadas durante a madrugada e destruiu o equipamento. Imagens de câmeras de segurança serão analisadas para tentar identificar a placa do carro.
A reportagem da Rádio Bandeirantes identificou que não são todos os moradores do local que concordam com a decisão.
O Clube Nacional, que fica na esquina da rua, utiliza a Itaperuna para carga e descarga de equipamentos de eventos.
Instrutores de uma autoescola nas proximidades também usavam a rua para aulas de direção.