
As novas regras que limitam os juros cobrados sobre as dívidas do cartão de crédito começam a valer nesta quarta-feira. A mudança foi aprovada pelo Congresso no ano passado junto com a lei que criou o Desenrola, o programa de renegociação de dívidas do governo federal.
Foi dado um prazo de 90 dias para que bancos e operadoras de cartão fizessem uma proposta. Como isso não ocorreu, o teto foi regulamentado no fim de dezembro pelo Conselho Monetário Nacional.
Na prática, se a dívida for de mil reais, por exemplo, a cobrança total, incluindo juros e encargos, não poderá passar de dois mil reais. Antes, o valor total em 12 meses, com o juro médio de 431%, chegava a cinco mil 310 reais.
A nova regra do rotativo só vale, no entanto, para o crédito adquirido a partir desta quarta-feira; as dívidas antigas continuam a pagar os juros contratados.