Revitalização das principais bacias hidrográficas do Brasil é uma das alternativas para enfrentar crise hídrica

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

Rio Paraná, principal formador da Bacia do Prata
Rio Paraná, principal formador da Bacia do Prata
Foto: Reprodução/Agência Brasil

O governo federal em parceria com empresas privadas tem investido em formas de melhorar a qualidade da água para consumo e uso por parte das indústrias em dez estados.

O objetivo do Programa Águas Brasileiras, sob responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Regional, é assorear rios e preservar as nascentes.

Além de levar a população o tratamento de esgoto nas cidades que ficam próximas das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Tocantins e Taquari.

Ao Canal Livre, da Band, o ministro que comanda a pasta, Rogério Marinho, destaca que o governo tem investido em outras medidas para evitar o racionamento de água no país.

O Ministério de Desenvolvimento Regional foi a pasta que recebeu a maior quantia de recursos públicos das emendas de relator no ano passado: oito bilhões de reais.

Rogério Marinho teria destinado quase um milhão e meio de reais para a construção de um mirante turístico vizinho a uma propriedade dele no Rio Grande do Norte.

O ministro negou a informação divulgada pelo jornal Estado de São Paulo, mas ressaltou que não haveria nenhuma ilegalidade na ação.