Uma operação da PM contra uma quadrilha de roubo de carros nesta terça-feira (11) gerou um intenso tiroteio na Linha Vermelha, uma das principais vias expressas do Rio de Janeiro. Motoristas foram obrigados a abandonar os carros e se abaixar durante o confronto.
Pelo menos um oficial do Bope foi morto e um policial foi baleado. Até a manhã desta terça, duas pessoas foram presas na operação. Oficiais do Bope seguem na região à procura de suspeitos escondidos.
O tiroteio ocorreu como represália de um grupo criminoso contra a operação complexo da Maré, conjunto de favelas da Zona Norte. Na Avenida Brasil, também nas proximidades da Maré, um ônibus chegou a ser incendiado. Segundo a reportagem da Rádio Bandeirantes, a Linha Vermelha já foi liberada após o conflito, mas a Avenida Brasil segue Fechada no sentido Zona Oeste. A Linha Amarela também chegou a ter uma via interditada no sentido Fundão.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação do Rio, 37 escolas do Complexo da Maré tiveram o funcionamento afetado devido ao conflito. Já a secretaria Estadual de Educação afirmou que duas escolas foram fechadas, afetando 900 alunos.
Houve uma operação semelhante em Madureira, onde dois suspeitos foram feridos e duas pistolas apreendida. Segundo a polícia, a operação está em andamento e abrange as comunidades Fazendinha, Serrinha, São José da Pedra, Patolinha, Dendezinho, Visconde de Sabóia e Primavera.