A Confederação Brasileira de Voleibol informou o falecimento do campeão olímpico Pampa nesta sexta-feira (7). André Felippe Falbo Ferreira tinha 59 anos e tratava um câncer do sistema linfático.
O ex-jogador estava internado na UTI da Beneficência Portuguesa, em São Paulo. Há cinco meses, tratava um Linfoma de Hodgkin.
Foi transferido para o hospital em 19 de abril, depois de apresentar complicação respiratória em um hospital de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, onde precisou ser intubado
Além da medalha de ouro em Barcelona 1992, primeiro título olímpico do vôlei brasileiro, Pampa conquistou a Liga Mundial de 1993 e foi prata nos Jogos Pan-Americanos de 1991 com a seleção brasileira.
Deixa a esposa, Paula Falbo e as filhas Maria Isabella, de 4 anos, e Rafaella de Souza Ferreira, de 37 anos, do primeiro casamento.
Cortada a jato e virada para administração pública
- Nascido em Recife, capital de Pernambuco, em 1970, Pampa testou vários esportes antes de enveredar pelo caminho do vôlei, aos 16 anos.
- À época, recebeu o convite para jogar pelo time de um colégio em sua cidade natal. Pampa disputou sua primeira Olimpíadas em 1988, em Seul, como calouro do grupo remanescente da "Geração de Prata".
- Naquele ano, recebeu o prêmio de melhor atleta do Brasil entre todas as modalidades concorrentes, dada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
- Conhecido pelos ataques fortes do alto de seus 1,98m, ajudou o time a chegar ao primeiro ouro nos jogos olímpicos seguintes, em Barcelona.
- André ganhou o apelido de Pampa pela força que tinha nos ataques. Segundo os colegas, ele era "cavalo" e pampa é denominação de uma espécie do animal.
- Na conquista do ouro de 1992, Pampa era reserva do time, mas entrou em momentos-chave.
- Comandada pelo técnico José Roberto Guimarães, a campanha olímpica foi perfeita, com oito vitórias em oito jogos.
- Pampa também conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-americanos de Havana 1991 e a medalha de ouro na Liga Mundial de Vôlei em São Paulo 1993.
- Na Liga Mundial de 1995 realizou a cortada mais veloz já registrada, com 197 km/h.
- Jogou na Seleção Brasileira de Volêi durante 9 anos e, após a aposentadoria, dedicou-se à política e à administração pública.
- Trabalhou no Ministério dos Esportes de 2000 a 2002, foi Secretário de Esportes de Suzano (SP) de 2007 a 2010 e de Campos (RJ) de 2013 a 2015.
- Em julho de 2015, assumiu a Superintendência Estadual de Esportes do Estado de Pernambuco.