O clube, portanto, manifesta-se dizendo que atitudes racistas por parte de torcedores devem ser punidas na esfera criminal e desportiva, sugerindo a perda de três pontos dentro da competição.
O Tricolor é o primeiro clube brasileiro que se mostra publicamente a favor de uma punição à instituição, dentro das competições, em caso de racismo.
"Racismo = Menos 3 pontos. Hoje o São Paulo FC entra em campo assim. O clube faz coro para que racistas sejam punidos não somente na esfera criminal, mas também esportivamente. Basta de racismo!", escreveu o Tricolor.
O tema ganhou força na última semana após o garoto Luighi, do Palmeiras, ser alvo de crime de racismo em partida da Libertadores sub-20, em partida contra o Cerro Porteño, do Paraguai.
O atacante, de 18 anos, chorou na entrevista depois da partida e cobrou a Conmebol. A atitude de coragem fez diversos clubes do Brasil se manifestarem em apoio ao jogador e rendeu elogios de personalidades do futebol, entre eles Vinicius Júnior, símbolo da luta antirracista no futebol europeu.