Um relatório, divulgado pela ONG Transparência Internacional, mostra que o Brasil despencou no ranking internacional de corrupção, elaborado pela entidade. As informações e análise são da correspondente internacional do Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, Sonia Blota.
O relatório mostra que o Brasil ocupa a 107ª posição em um ranking de 180 países pesquisados. Este é o pior índice para o Brasil desde 2012, quando a pesquisa passou a ser realizada.
A Dinamarca continua no topo em percepção de lisura e ética. Já o Sudão do Sul ocupa o última posição. O Brasil está empatada com Argélia, Peru e Níger.
"Não estamos bem na fita. Como vocês já sabem a ONG Transparências Internacional é tradicional, foi criada em 1993 em Berlim, na Alemanha, por um grupo que incluía ex-funcionários do Banco Mundial e esta presente em mais de 100 países", disse Sonia Blota.
Segundo o estudo, os destaques negativos para o Brasil são as renegociações de acordos de leniência que acabaram beneficiando empresas envolvidas em casos corrupção, a falta de transparência do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo Lula, a institucionalização da corrupção e o descontrole das emendas orçamentárias.