O estado de São Paulo começa a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) a partir desta segunda-feira (1º). A emissão da CIN irá substituir a primeira via do RG.
A primeira via do novo documento de identidade é gratuita. O documento tem validade nacional e o mesmo número do CPF, fornece elementos de segurança, como QR Code, e garante a identificação em conformidade com padrões internacionais.
A versão digital do documento estará disponível no app GOV.BR, no menu Carteira de Documentos. Todo solicitante deve ter uma conta no site GOV.BR.
A partir de 2032, a CIN será o único documento válido nacionalmente – até lá, o RG continua válido.
Veja como solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional
- Agendamento de atendimento
O serviço é realizado nas unidades do Poupatempo. O agendamento pode ser feito pelo site do Poupatempo, no autoatendimento, pelo WhatsApp ou pelo aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, onde também é possível consultar os endereços das unidades.
- Documentos necessários
É preciso levar a via original ou a cópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento que comprove seu estado civil atual e um documento que conste seu CPF.
Menores de 16 anos devem portar RG original e cópia e precisam de acompanhante legal com documento de identificação original e cópia.
- Atendimento presencial
Compareça no horário e local agendados com o número de protocolo e os documentos necessários. Durante o atendimento, será feita a foto e coletada a biometria.
- Acompanhamento da emissão
Acompanhe as atualizações de emissão nos canais do Poupatempo, buscando por "acompanhar carteira de identidade".
- Retirada do documento
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) ainda não está sendo enviada pelos Correios.
Segundo o Poupatempo, o documento fica pronto em até 15 dias úteis. Caso o solicitante tenha mais de 18 anos, o prazo para emissão é de até 21 dias.