
A região da Grande São Paulo enfrenta mais um dia de fortes temporais nesta quarta-feira (29). Toda a capital paulista está em estado de atenção desde manhã, enquanto a cidade de Guarulhos chegou a emitir o alerta de chuva severa nos celulares da população.
Em entrevista para a Rádio Bandeirantes, o Tenente Maxwell, porta-voz da Defesa Civil, disse que a rotina de temporais deve seguir nos próximos dias.
“A gente está com um fenômeno se formando a partir de hoje, mas ele fica mais forte amanhã, que é uma baixa pressão bem perto do nosso litoral. Essa baixa pressão vai trazer chuva forte aqui para o Estado de São Paulo”, afirmou.
As chuvas já foram responsáveis por ao menos 17 mortos no Estado desde dezembro. Na última terça, foi a vez da cidade de Sorocaba ficar completamente alagada devido a um temporal.
“Choveu o volume de 4 dias em apenas 2 horas. Choveu em torno de 70 mm de chuva nessas 2 horas. No mês todo, na média chove 280”, explicou o porta-voz da Defesa Civil.
Apesar de as “chuvas de verão” serem um fenômeno comum em janeiro, o próprio tenente admite que a situação está muito pior do que o comum para São Paulo
A gente está percebendo é a chuva está muito irregular. Ela não está aquela chuva como era antes, mais constante, distribuída ao longo do mês
“Você tem aí uma semana que não chove nada, e um dia chove a chuva de 15 dias. E aí realmente geram todos esses transtornos”, completou o tenente Maxwell.