Alta demanda provoca demora e cancelamento de corridas de apps, diz associação

Entidade representa apps como Uber e 99; próprios motoristas confirmam que cancelam de propósito as corridas de curta distância por causa do preço alto dos combustíveis

Narley Resende, para BandNewsFM

Os próprios motoristas confirmam que cancelam de propósito as corridas de curta distância PxHere
Os próprios motoristas confirmam que cancelam de propósito as corridas de curta distância
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A associação de empresas de mobilidade por aplicativo, como Uber e 99, afirma que os frequentes cancelamentos e a demora no atendimento de usuários são causados por um “aumento repentino na demanda” pelo serviço nas grandes cidades.

De acordo com a Amobitec  (Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia), “o maior tempo de espera causado pelo aumento exponencial da demanda por corridas leva a um desequilíbrio temporário no mercado”.

Os próprios motoristas confirmam que cancelam de propósito as corridas de curta distância. O argumento é de que o custo dos combustíveis não compensa o trabalho.

Além disso, o valor pago pelas empresas não só "não aumentou" para acompanhar a inflação, como diminuiu.

Os usuários afirmam que a piora no serviço já é permanente.

Dentro da capital paulista, por exemplo, o valor da corrida teria perdido R$ 0,70 por quilômetro, nos últimos cinco anos, caindo de um real e oitenta centavos, para R$ 1,10.

Para rejeitar as corridas com base no valor final, os motoristas fariam um cálculo do trajeto final, que não aparece na chamada.

Sem apresentar dados, a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia garante em nota que o número de profissionais disponíveis não diminuiu.

Por outro lado, quem abandonou a plataforma diz que o trabalho não compensa mais.

Taxistas que atendem por aplicativos afirmam que também cancelam corridas. Nessa confusão, quem pode retomar a clientela são os táxis tradicionais. 

Questionadas sobre os cancelamentos de corridas, a redução nos repasses aos motoristas, uma compensação pelo preço alto do combustível, entre outras informações, a Uber e a 99 não enviaram respostas.

As assessorias da Uber e da 99 afirmaram que as perguntas deveriam ser direcionadas à Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia, por se tratar de "problemas de setor".

A Amobitec afirmou que "os motoristas parceiros de aplicativos são profissionais independentes e, assim como os usuários, podem cancelar viagens quando julgarem necessário". 

Segundo a associação, "as taxas de cancelamento são cobradas dos usuários apenas quando ocorrem após certo tempo do pedido". As empresas associadas finalizam dizendo que "qualquer cobrança indevida deve ser reportada no aplicativo".

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