A associação de empresas de mobilidade por aplicativo, como Uber e 99, afirma que os frequentes cancelamentos e a demora no atendimento de usuários são causados por um “aumento repentino na demanda” pelo serviço nas grandes cidades.
De acordo com a Amobitec (Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia), “o maior tempo de espera causado pelo aumento exponencial da demanda por corridas leva a um desequilíbrio temporário no mercado”.
Os próprios motoristas confirmam que cancelam de propósito as corridas de curta distância. O argumento é de que o custo dos combustíveis não compensa o trabalho.
Além disso, o valor pago pelas empresas não só "não aumentou" para acompanhar a inflação, como diminuiu.
Os usuários afirmam que a piora no serviço já é permanente.
Dentro da capital paulista, por exemplo, o valor da corrida teria perdido R$ 0,70 por quilômetro, nos últimos cinco anos, caindo de um real e oitenta centavos, para R$ 1,10.
Para rejeitar as corridas com base no valor final, os motoristas fariam um cálculo do trajeto final, que não aparece na chamada.
Sem apresentar dados, a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia garante em nota que o número de profissionais disponíveis não diminuiu.
Por outro lado, quem abandonou a plataforma diz que o trabalho não compensa mais.
Taxistas que atendem por aplicativos afirmam que também cancelam corridas. Nessa confusão, quem pode retomar a clientela são os táxis tradicionais.
Questionadas sobre os cancelamentos de corridas, a redução nos repasses aos motoristas, uma compensação pelo preço alto do combustível, entre outras informações, a Uber e a 99 não enviaram respostas.
As assessorias da Uber e da 99 afirmaram que as perguntas deveriam ser direcionadas à Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia, por se tratar de "problemas de setor".
A Amobitec afirmou que "os motoristas parceiros de aplicativos são profissionais independentes e, assim como os usuários, podem cancelar viagens quando julgarem necessário".
Segundo a associação, "as taxas de cancelamento são cobradas dos usuários apenas quando ocorrem após certo tempo do pedido". As empresas associadas finalizam dizendo que "qualquer cobrança indevida deve ser reportada no aplicativo".