O Brasil vai proibir a entrada de viajantes vindos de países da África por causa da nova variante do coronavírus, a omicron.
A medida que passa a valer na próxima segunda-feira vai afetar os passageiros que chegam da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.
Em uma publicação na internet, o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, disse que a iniciativa visa resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia.
A decisão foi tomada após uma recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, preocupada com novas ondas da doença.
Em entrevista ao BandNews TV, o diretor da Anvisa, Alex Campos, reforçou que essa é a única forma de evitar que a variante entre no Brasil.
Mas a recomendação da Anvisa não foi atendida de imediato; antes, o presidente Jair Bolsonaro chegou a descartar o fechamento de fronteiras a viajantes.
O Ministério da Saúde diz que não há casos da omicron no Brasil, mas encaminhou um alerta para que todas as unidades de atendimento do SUS se mantenham atentas.
O infectologista Jamal Suleiman defende a adoção de medidas restritivas, já que a variante pode ser ainda mais transmissível.
O Itamaraty afirma que tem mantido as autoridades brasileiras informadas sobre a nova variante.