Parte de um material radioativo furtado no dia 1º foi encontrado na Zona Leste de São Paulo neste sábado (6).
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), órgão vinculado ao governo federal, chegou a emitir um alerta de que a manipulação inadequada poderia causar danos à saúde.
Ao encontrar uma embalagem do material radioativo furtado, a CNEN não detectou risco de contaminação – o interior da embalagem estava vazio. Até o momento, três pessoas foram presas por porte de material nuclear e receptação.
Também não foram localizadas outras três embalagens com o mesmo material e uma quarta contendo uma dose de material radioativo, que seria utilizada para um único exame de cintilografia, um método de diagnóstico por imagem para detecção e acompanhamento de doenças.
Segundo a CNEN, trata-se de uma dose muito baixa e um volume muito pequeno.
Em nota, a comissão informou que "o nível de radiação detectado no local foi considerado seguro, proveniente da radiação ambiente, que é a radiação natural, e não oferece risco algum para a população do entorno".
O local onde o material radioativo furtado foi encontrado é um desmanche abandonado de carros, localizado na Cidade Tiradentes, bairro da Zona Leste de São Paulo.
"O balde vazio de gerador de 99Mo/99Tec e a tampa foram apreendidos e levados para o IPEN/CNEN. A área, que esteve isoladas das 20h de sexta-feira, 5, até às 9h40 deste sábado, 6, já foi liberada", diz a nota.
As investigações do caso permanecem pelo 49º DP, em São Mateus, que realiza diligências para identificar a autoria e recuperar o total da carga. Caso seja encontrado o restante do material, a CNEN deverá ser acionada para nova operação de monitoramento.
Como aconteceu o furto do veículo que carregava os materiais radioativos
A CNEN informou que o veículo da empresa de transporte Medical ALD carregava “um gerador de 68Ge/68Ga e 4 unidades de blindagens de geradores de 99Mo/99mTc” já usadas.
A empresa prestava serviço para a Radiofarmácia Centralizada LTDA. O veículo transportava a fonte geradora de radiofármacos rumo às cidades de Curitiba, no Paraná, e Blumenau, em Santa Catarina, para uso médico.
Segundo o código de conduta em segurança de fontes radioativas da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) a fonte, por sua baixa atividade, se enquadra na categoria 4, representando risco radiológico muito baixo para a população e para o meio ambiente.
No dia 1ª, a Medical ALD registrou um boletim de ocorrência comunicando o ocorrido.
Segundo informações, por imprudência do motorista, que decidiu levar o automóvel para local diverso do pátio seguro onde o veículo deveria ficar abrigado durante à noite, o veículo foi furtado.
A CNEN informou que, apesar de apresentar risco radiológico baixo, " a manipulação inadequada e de forma constante, ainda pode vir a causar danos à saúde do manipulante".