Carole Crema

Bolo de ricota é molhadinho e doce na medida certa; anote receita de confeiteira

Sabe aquele bolinho curinga que combina com o café da manhã e o lanche da tarde? É essa versão prática e saborosa da Carole Crema; leia mais

Carole Crema, com BandNews FM

Tem uma mensagem de um ouvinte chamado Afonso que quer quer uma receita para impressionar uma garota. Eu adorei isso! Ele também perguntou sobre a farinha de trigo para bolos — se usa com fermento ou sem. Olha, Afonso, eu sempre acho melhor usar sem fermento, tá bom?

Isso porque, às vezes, é uma receita que pede um pouco mais de fermento ou pede uma mistura com bicarbonato e, se você já tem a farinha pronta, atrapalha bastante a nossa sobremesa. O forno também precisa de um cuidado e sempre tem que estar preaquecido. Agora, vamos para a sugestão?

Eu vou ensinar um bolo de ricota muito diferente e molhadinho. Aí você pode servir com uma fruta — morango é legal e é bem sedutor também! Anote: meia xícara (100 gramas) de manteiga e uma xícara e meia de açúcar batidos na batedeira. 

Quando você tiver uma "pasta" bem fofa, adicione três gemas e continue batendo. Ainda na batedeira, acrescente a ricota (mais ou menos 450 gramas) e pode ir jogando em pedacinhos, cortados com a mão mesmo. Bateu o açúcar, a manteiga, os ovos, as gemas e a ricota? Vamos para a próxima:

Se tiver um bom extrato de baunilha em casa, coloque uma de sopa. Raspinhas de limão também são muito bem-vindas! Com uma espátula, misture uma xícara e meia de farinha de trigo, uma colher de chá de bicarbonato e uma pitada de sal. Leve tudo isso numa forma.

Fiz uma coisa muito legal que vou compartilhar com vocês: polvilhe açúcar de confeiteiro em volta da travessa onde vai a massa do bolo. Pode ser até um refratário. Só toma cuidado para você não ir com esse açúcar até a borda. Quando ele assar, vai virar um bolo com uma casquinha caramelizada deliciosa!
 

É uma receita irresistível, gente. Eu adorei! E não se esqueça que você pode sempre falar comigo através do e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br ou pelas redes sociais, @carolecrema. Participe!

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais