80 mil pratos são doados depois de campanha contra a fome

O projeto é uma parceria entre a ONG Ação da Cidadania e a Redeconomia

Beatriz Duncan

A entrega dos alimentos aconteceu nesta quinta-feira, no Galpão da Cidadania Érico Carvalho/Band Rio
A entrega dos alimentos aconteceu nesta quinta-feira, no Galpão da Cidadania
Érico Carvalho/Band Rio

80 mil pessoas em situação de vulnerabilidade vão receber pratos de comida depois de uma campanha de doação no município do Rio de Janeiro. A iniciativa aconteceu em dezembro de 2021, em uma parceria da ONG Ação da Cidadania com a rede de supermercados Redeconomia. A entrega dos alimentos aconteceu nesta quinta-feira (03), no Galpão da Cidadania, no Santo Cristo, na região Central do Rio.

“Essa doação é muito importante porque ela é o pontapé inicial, a primeira doação para a campanha Brasil sem fome que a gente vai estar lançando agora em fevereiro. Então, ao invés da gente começar com nada, a gente já começa com 80 mil pratos”, conta presidente do conselho da Ação da Cidadania, Daniel de Souza. Daniel é filho do ativista Betinho, fundador da ONG.

O projeto surgiu com objetivo de arrecadar recursos para os itens para alimentação a partir das compras realizadas pelo aplicativo do supermercado. Parte do total contabilizado foi destinado à essas doações.

“O que mais nos tocou foi a pandemia, que nos fez perceber que cada vez mais existem pessoas precisando de alimento. A gente ficou ano passado pensando em fazer uma campanha dessas. É muito prazeroso fazer uma ação onde a gente vê que todos os nossos clientes também estão ajudando junto conosco. Tem projetos para outras (campanhas)? Tem projeto para mais”, explica o gestor de marketing Redeconomia, Paulo Roberto Simões.

O QUE É A AÇÃO DA CIDADANIA

O projeto Ação da Cidadania foi fundado em 1993 pelo sociólogo e ativista Herbert de Souza, mais conhecido como Betinho. O objetivo era ajudar cerca de 32 milhões de brasileiros que, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), estavam abaixo da linha da pobreza naquela época.

A organização é responsável por realizar campanhas em todo o Brasil em prol do combate à fome. Dentre as mais conhecidas estão "Brasil sem fome" e "Natal sem fome".

Em 2021, o Grupo Bandeirantes de Comunicação se juntou à Ação da Cidadania para a campanha “Band Contra a Fome”. No total, mais de R$ 103 milhões, o equivalente à 30 mil toneladas, foram arrecadados em 5 meses.