Band Rio de Janeiro

Agendamento para testagem de Covid no estado tem mais cadastros que previsto

Erro no sistema causou filas em unidades de saúde; site está fora do ar

Beatriz Duncan

Todas as pessoas que agendaram dia e horário pelo site serão atendidas.  Agência Brasil
Todas as pessoas que agendaram dia e horário pelo site serão atendidas.
Agência Brasil

A ideia de agendar previamente o exame gratuito de PCR para detectar a Covid-19 tinha como objetivo evitar aglomerações e ajudar a realizar o processo de forma mais prática, mas quem foi aos postos nesta segunda encontrou filas mesmo assim. Acontece que o servidor do Governo do Estado agendou mais testes do que poderia comportar por dia. Logo pela manhã, o site de agendamento saiu do ar.

Segundo um funcionário de uma Unidade de Pronto Atendimento na Tijuca, na Zona Norte, 1000 exames foram cadastrados na parte da manhã e outros 1000 na parte da tarde - um número 10x maior do que previsto. O total de exames disponíveis era de 200.

O estado informou que já mobilizou mais equipes e está agilizando o atendimento em postos de testagem. Todas as pessoas que marcaram pelo site serão atendidas.

AUMENTO NA PROCURA POR TESTAGEM

A confusão aconteceu nesta segunda (10), no mesmo dia da abertura de três novos polos de testagem para Covid-19 no estado. Os locais são: o Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz, em Nova Iguaçu, o Instituto de Assistência dos Servidores do Estado e o Estádio de Atletismo Célio de Barros, no Maracanã. Agora, o estado conta com 09 espaços para realizar o exame de forma gratuita.

A testagem em massa acontece em meio ao aumento no número de casos da variante Ômicron no Rio. Só as últimas 24h, mais de 3.400 casos foram diagnosticados. O agendamento pode ser feito através do site: agendamentotestecovid.saude.rj.gov.br/cadastro-exame

BOOM DE CASOS NO MUNICÍPIO

A busca por testes de Covid-19 também registrou uma crescente no município do Rio. Só na última semana, farmácias do Rio aplicaram 1/3 dos testes realizados em todo o mês de dezembro. Mais de seis mil estão sendo feitos diariamente. A procura por vacina também aumentou. Por isso, foi reaberto, na manhã desta segunda-feira (10), o polo de vacinação Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Zona Oeste.

Na capital fluminense, a cada 100 pessoas testadas, 41 estão com a doença. Desse total, 98,1% são casos da variante Ômicron, a mais rápida na transmissão, porém a menos letal. Mas, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, a maioria dos casos graves está sendo registrada em pessoas com esquema vacinal incompleto ou sem vacina alguma.

"A gente tem uma preocupação com as pessoas que não se vacinaram porque elas podem sobrecarregar a nossa rede assistencial. A gente recomenda e pede para as pessoas se vacinarem. São poucas pessoas que não se vacinaram, mas elas colocam todo um sistema em risco", explicou Soranz.

Confira abaixo a nota da Secretaria Estadual de Saúde na íntegra:

"A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que houve um problema no sistema de agendamento dos testes, sendo marcadas mais pessoas do que o previsto para os próximos três dias. Assim que a falha foi identificada, o site foi temporariamente retirado do ar.

A SES ressalta que já mobilizou mais equipes e está agilizando o atendimento nos postos de testagem. Todas as pessoas que agendaram dia e horário pelo site serão atendidas. Porém, as que desejarem poderão realizar a remarcação.

A Secretaria lamenta o problema e esclarece que está empenhando todos os esforços para que não haja prejuízos à população. A SES reforça seu compromisso com a população e esclarece que os postos de testagem têm como objetivo oferecer diagnóstico de qualidade ao maior número de pessoas."