Band Rio de Janeiro

ALERTA: Golpistas se aproveitam da tragédia de Petrópolis para roubar dinheiro

Criminosos utilizam campanhas de doações para extorquir pessoas

Felipe de Moura (sob supervisão de Beatriz Duncan)

Os golpistas tentavam roubar dinheiro dos familiares dos desaparecidos Reprodução
Reprodução

Uma maré contrária na onda da solidariedade. Golpistas estão aproveitando o contexto da campanha de doações de itens básicos para Petrópolis para extorquir e até desviar dinheiro. Os criminosos entram em contato com os familiares das vítimas afirmando que estão com a pessoa desaparecida e, na sequência, pedem dinheiro pelo resgate. Mais de 100 pessoas ainda estão desaparecidas em Petrópolis.

“Eu estou com duas pessoas da minha família desaparecidas por causa da tragédia. Entraram em contato comigo por WhatsApp, mandando mensagem, falando que estavam com uma dessas duas pessoas. A conversa não se prolongou, estava com a minha família e eles me auxiliariam ligar para a polícia. O número foi bloqueado logo em seguida. Ao que parecia, ia chegar uma extorsão. Pelas mensagens, identifiquei que não era verdade”, comenta um familiar de uma das vítimas desaparecidas, que não quis se identificar.

No último sábado (19), um menor de 15 anos foi detido pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Ele foi responsável pela criação de um perfil fake, que estava roubando pessoas sensibilizadas com a tragédia ao fingir que o dinheiro arrecadado seria destinado à Petrópolis.

“Está cheio de fake news gente que não tem consideração com as pessoas, que não amam Petrópolis, que ficam criando factoides. Está difícil, a cidade foi destruída. A gente precisa, de alguma forma, reconstruir o nosso município. Nós vamos fazer isso, mas sempre com a verdade”, disse o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo.

A Polícia Civil afirma que começou ainda a monitorar as redes sociais e conseguiu identificar dois perfis falsos do Instagram "SOS Serra”, que estariam prejudicando outras pessoas tocadas com a causa.

COMO DOAR DE FORMA SEGURA

Diversos pontos do estado do Rio seguem recebendo doações de itens emergenciais para Petrópolis. Itens emergenciais como colchonete, água mineral, alimentos não-perecíveis, produtos de higiene pessoal, roupas de cama, roupas infantis e de adultos, máscaras, álcool em gel e produtos de limpeza estão sendo recebidos pelos locais. Confira todos aqui: https://www.band.uol.com.br/rio-de-janeiro/noticias/16-pontos-de-apoio-foram-disponibilizados-pela-prefeitura-de-petropolis-16478829

A TV Band também se juntou à Central Única das Favelas (CUFA) e a Frente Nacional Antirracista (FNA) para uma campanha de doações para ajudar as pessoas afetadas pelo temporal.