Band Rio

Alunos da rede estadual retornam ao ensino 100% presencial na próxima segunda-feira

A decisão é consequência do avanço da campanha de vacinação, que já contempla cerca de 95% dos profissionais da educação com pelo menos uma dose da vacina

Caroline Nunes (sob supervisão)

O retorno é obrigatório para todos os alunos
O retorno é obrigatório para todos os alunos
Reprodução/TV Bandeirantes

A Secretária Estadual de Educação anunciou nesta quarta-feira o retorno das aulas e atividades presenciais para toda a rede. A decisão ocorreu depois da confirmação de que a maioria dos profissionais da educação estão imunizados e os alunos já receberam ao menos a 1ª dose.

"A maioria dos nossos professores já completaram não só a segunda dose como os 14 dias do ciclo. Então, não tem porque as escolas estarem fechadas. A nossa rede já tem todos os alunos vacinados com a primeira dose, nós estamos em um ambiente seguro, temos todas as garantias da Secretaria de Saúde do Estado em parceria com a SEDUC, para que esse retorno ocorra da melhor maneira possível e da forma mais segura possível", avalia o secretário estadual de Educação, Alexandre Valle.

A pasta informou que cerca de 95% dos funcionários das escolas receberam a primeira dose da vacina, enquanto 85% completaram o esquema vacinal.

O retorno presencial será obrigatório para todos os estudantes, exceto para aqueles que apresentarem suspeita ou forem diagnosticados com a doença. Neste último caso o aluno será afastado.

"O retorno será obrigatório para 100% dos nossos alunos. A escola é um local seguro. Nós precisamos colocar esses alunos junto com os professores para que efetivamente tenhamos um diagnóstico dessa realidade, que foi o efeito da pandemia nesses últimos dois anos", explica o secretário.

A volta será obrigatória para todos os alunos e seguirá os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, como a constante limpeza das unidades e a obrigatoriedade do uso de máscara para funcionários e estudantes.