Band Rio

Antas são reintroduzidas na Reserva Ecológica do Guapiaçu

Os animais já foram considerados extintos no Estado do Rio

Rafaella Balieiro (sob supervisão)

Os animais já estão soltos na Mata Atlântica
Os animais já estão soltos na Mata Atlântica
Reprodução

Elas estiveram em cativeiro desde o primeiro dia de vida e agora podem viver em liberdade. A família de três antas, pai, mãe e filha, foram soltas na Reserva Ecológica do Guapiaçu, em Cachoeiras de Macacu, na Região Serrana, no último dia 4, segunda-feira.

O nome dos progenitores são uma homenagem à cidade: Cachoeiras e Macacu. O filhote de dois anos ainda não foi batizado, crianças de escolas da região serão as responsáveis por nomear a pequena anta. Eles chegaram ao local 45 dias antes da soltura, para a aclimatação, e agora já estão livres.

A espécie já foi considerada extinta no Rio de Janeiro, mas agora vivem na reserva para restabelecer as relações ecológicas dentro do espaço natural. O monitoramento por colares de telemetria com GPS tem a função de rastrear os hábitos dos animais. Conhecidas por serem jardineiras das florestas, elas se alimentam de frutas e ainda fazem o trabalho de dispersar as sementes, o que auxilia no processo de diversidade ecológica.

O projeto Guapiaçu resgata a conservação de plantas e animais que vivem no local. A bacia Guapi-Macacu também é uma das beneficiadas pelo projeto que contribui para a biodiversidade. A reintrodução de espécies típicas da Mata Atlântica também integra esse projeto da reserva ecológica.