Balanço do primeiro ano do terceiro mandato é apresentado por Paes

Luta contra o coronavírus, combate à corrupção e renovação política foram pontos descados pelo prefeito

Thales Teixeira (Sob supervisão de Natashi Franco)

Paes apresentou um balanço de um ano de mandato Foto: Reprodução/Redes Sociais
Paes apresentou um balanço de um ano de mandato
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na manhã desta terça-feira (28), o prefeito Eduardo Paes apresentou um balanço do primeiro ano do terceiro mandato dele como prefeito do Rio. O evento aconteceu no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul.

"A ideia aqui hoje, é muito mais uma prestação de contas daquilo que a gente fez, ao longo do último ano. Eu acho que esse foi um ano, sob todos os aspectos, inclusive no mundo e no Brasil, um ano muito marcado ainda pela pandemia. Isso acabou tomando boa parte da pauta, boa parte das vezes que eu tive que dar satisfações, falar com a imprensa, o tema acabou girando muito em torno das questões da pandemia", afirmou o prefeito na abertura do evento.

Paes foi eleito em 2020, bem no meio da pandemia de Covid-19. Na posse, o prefeito do Rio destacou o reforço na luta contra o coronavírus, o combate à corrupção e a renovação política como alguns dos objetivos principais da nova gestão.

Mais de 70 decretos foram publicados em Diário Oficial, antes mesmo da posse do novo governo, dentre ações de austeridade e de combate à Covid-19, como a criação de um centro de operações de emergência da doença, a implementação do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla como unidade de referência para o tratamento de pessoas infectadas e o início da campanha de vacinação.

Mas o enfrentamento da Covid não foi o único desafio. Em 2021, a Prefeitura lançou uma licitação para o novo sistema de bilhetagem eletrônica nos ônibus do município, que não recebeu propostas de empresas do setor do transporte e também promoveu uma intervenção no sistema do BRT. Além disso, durante este ano, as obras da TransBrasil foram retomadas. A previsão de conclusão é para 2022.

Um Fórum de Governança Climática e o lançamento de um pacote de ações ambientais, com 100 metas para serem cumpridas até 2030, foram apresentados pelo município. A redução de 20% nas emissões de gases de efeito estufa e o fim de pessoas morando em áreas de alto risco de inundações estão entre essas metas.