Carioca ou niteroiense? Esse é o dilema do Noah, bebê que nasceu no meio da Ponte Rio-Niterói. O casal Mayra e Sandor estavam em casa em Itaipu, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, quando a mãe começou a sentir as contrações. Não deu tempo de chegar à maternidade, o parto precisou ser feito pelo pai do menino dentro do carro. Posteriormente, o casal deu entrada no Instituto Fernandes Figueira, onde todos os cuidados foram tomados com a criança.
O parto aconteceu na altura do vão central no dia 20 deste mês, por volta das 5h14. Noah Lara Salvaya nasceu com 3,6kg e aproximadamente 53 cm. O pai do menino realizou o parto.
Mayra Lara, mãe do Noah, conta que chegou a brincar com o marido, pedindo que o filho nascesse de parto natural.
“O parto do Noah estava marcado para o mesmo dia, só que de manhã. Ia ser um parto induzido. E eu cheguei a brincar com o Sandor ‘bem que ele podia nascer naturalmente, né?’”, conta a secretária.
Carioca ou niteroiense?
Após o nascimento inusitado, a família criou um Instagram intitulado “O Bebê da Ponte”. O perfil ganhou grande adesão dos internautas que “brigam” para decidir se Noah é carioca ou niteroiense. As redes sociais já estão cheias de memes com “costumes” de cada município. Um post brinca com o nome dado ao salgado de queijo e presunto: enquanto no Rio é chamado de “joelho”, em Niterói se fala “italiano”
Segundo Mayra, Noah nasceu bem no meio da ponte, mas na sua certidão, o município de nascimento consta como Rio de Janeiro.
Casos de nascimentos insusitados
Nesta quinta-feira (27), aconteceu um caso parecido. Um bebê não aguentou esperar a chegada na maternidade e nasceu em uma viatura da Polícia Militar em Vista Alegre, na Zona Norte do Rio. Segundo a Corporação, os agentes do Batalhão de Irajá foram abordados por uma pessoa que solicitou ajuda para uma mulher grávida que estava em trabalho de parto.
*Sob supervisão de Natashi Franco