Biblioteca Parque recebe evento de tecnologia voltado aos alunos do ensino médio

Primeira edição do “Decola” pretende conectar estudantes com profissionais do mercado de trabalho.

Bruna Carvalho e *Rubia Alpino

Biblioteca Parque recebe evento de tecnologia voltado aos alunos do ensino médio
Estudantes apresentam projetos para profissionais.
Reprodução | TV Band

Um app que ajuda a organizar finanças pessoais, um simulador embrionário e um game que promove a educação ambiental. Esses são só alguns dos doze projetos desenvolvidos por alunos do ensino médio e que são expostos na primeira edição do “Decola”. 

Desenvolvido em parceria do Oi Futuro com a Baluarte Cultura, o evento pretende reunir profissionais experientes do audiovisual, tecnologia e games para oficinas e rodas de conversa relacionadas ao cotidiano dessas carreiras. 

“Conectar os jovens, estudantes do ensino médio com o mercado de trabalho e dar protagonismo para esses jovens”. Esse é o grande objetivo do “Decola”, segundo Aline Almeida, gerente de educação, inovação social e comunicação do Oi Futuro.

Os projetos expostos são desenvolvidos pelos alunos do NAVE (Núcleo Avançado de Ensino) – Colégio Estadual José Leite Lopes, parceria do Oi Futuro com os governos estaduais do Rio de Janeiro e de Pernambuco. 

Três estudantes do NAVE estão fazendo uma rede social para os apaixonados por moda compartilharem looks e encontrarem pessoas com o mesmo estilo. 

“É uma necessidade dos jovens, eles gostam de transmitir a roupa que estão vestindo”, explica o estudante Ryan Magalhães.

Já estudantes da mesma escola, só que de Pernambuco, desenvolveram um jogo para discutir a violência contra a mulher.

“A gente coloca o jogador na perspectiva da mulher, na visão da vítima, pra poder entender essa situação da realidade delas”, revela o estudante Lauan Gonçalves. 

Entre os profissionais convidados está o Zé Brandão, sócio-fundador do Copa Studios e criador do “Irmão do Jorel”, uma das animações brasileiras mais reconhecidas. 

“Existe a arte de você fazer o seu ‘pitching’, que é você vender o seu projeto, fazer um discurso de venda do seu projeto de filme, de série, de game, então eu vim aqui pra falar um pouco da minha experiência de vender projetos pelo mundo”, conta Zé.

Também marcam presença Carolina Caravana, vice-presidente da Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames), o designer, diretor de arte, programador criativo e fundador do MUSEU.XYZ, Matheus Araújo, e Isabela Reis, jornalista produtora de conteúdo e podcaster.

O evento é gratuito e aberto a alunos de outras instituições de ensino, além de estudantes recém-formados no ensino médio. 

*Sob supervisão de Christiano Pinho.