O maior festival de literatura, cultura e entretenimento comemora sua 40ª edição no Rio de Janeiro entre os dias 1° e 10 de setembro, no Riocentro, na Barra da Tijuca. Palcos inéditos e interativos fazem parte do evento, com uma expectativa de mais de 600 mil pessoas nos dez dias de programação. A venda de ingressos já começou.
A Bienal reunirá mais de 300 personalidades e autores, em mais de 200 horas de atividades. Entre os convidados deste ano estão os escritores Valter Hugo Mãe e Carla Madeira, que palestram juntos, no dia 7 de setembro.
“Uma Bienal inovadora, um lugar de encontro, para as pessoas irem, passarem o dia, se divertirem através das histórias, das narrativas, onde também acontece uma feira de livros. Mas é um grande festival”, afirma Tatiana Zaccaro, diretora geral da GL events Brasil, uma das empresas patrocinadoras da Bienal.
O evento será dividido em três espaços: Café Literário, Estação Plural – Páginas na Tela, e Palavra-Chave. Confira:
Café Literário
O espaço promove reflexões sobre os rumos da sociedade, com mais de 45 nomes que são referência na literatura e na arte, como Conceição Evaristo e Vera Holtz. Os bastidores da escrita e de outras formas de contar história serão discutidos a partir de palestras, performances, leituras e monólogos.
Estação Plural – Páginas na Tela
Aqui, o foco são narrativas audiovisuais e discussões sobre obras literárias que originaram filmes, novelas, séries e minisséries. A escritora, diretora e produtora Rosane Svartman assina a curadoria de seis mesas, que serão ponto de encontro do público com os convidados.
Palavra-Chave
Festas temáticas e pocket shows trazem romances de época e questões sociais, em um espaço de fantasia à cultura pop, do ‘felizes para sempre’ ao humor. Um dos eventos mais aguardados será o animado baile de máscaras com traje à fantasia da escritora Julia Quinn, autora do livro Os Bridgertons.
E o público infantil recebe uma programação qualificada com a curadoria do LERCONECTA, que realizará uma atração imersiva inspirada no clássico ‘Alice no País das Maravilhas’, de Lewis Carroll, em que grandes personagens da literatura infantil brasileira se reúnem para uma grande festa.
"O espaço infantil deste ano é uma grande aventura, a gente tem um ano de festa, a gente tem um ano de 40 anos de Bienal, de 60 anos de Mônica, do Maurício de Sousa", conta a educadora Rona Hanning.
HEMORIO: A CADA DOAÇÃO, UM LIVRO
Através de uma ação com o Hemorio, a Bienal irá reverter cada doação de sangue ao centro pela doação de um livro, para uma instituição a ser definida.
O projeto Bienal nas Escolas leva autores a escolas da rede municipal do Rio. Em uma das ações deste ano, o poeta Allan Dias Castro fará uma oficina de poesia, sob o tema ‘Vozes aos sonhos’ para que as turmas criem um poema coletivo e participem de um concurso entre os colégios.
“Dezenas de milhares de alunos das redes públicas estadual e municipal comparecendo, sendo expostos à experiência da literatura. É fundamental, é muito importante para semear esse hábito de leitura nos jovens”, disse Dante Cid, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros.
*Sob supervisão de Christiano Pinho.