O Instituto Nacional do Câncer anunciou, nesta quinta-feira (23), uma campanha para doações de sangue. A ação aconteceu no alto do Cristo Redentor, e incentivou a doação após o feriado de Carnaval. O período depois da folia é um dos mais críticos: o banco de sangue no INCA está abaixo de 40%, e o de plaquetas, praticamente zerado.
A campanha vem de uma parceria entre o Bloco da Solidariedade, que é responsável pelo abastecimento dos estoques de sangue depois do período carnavalesco desde 2005, e o INCA. Juntos, eles reforçam a importância da doação, que auxilia pacientes no tratamento contra o câncer.
Mariana Paz, médica homoterapeuta do INCA, fala sobre o baixo nível de sangue nos estoques da instituição e dos requisitos para doar.
“Nesse momento pós Carnaval, os estoques estão em baixa. A gente depende da colaboração de todos vocês, para dar continuidade no tratamento dos pacientes oncológicos. Lembrando que para doar sangue, basta ter entre 16 e 69 anos, ter acima de 50kg e estar bem de saúde. Conto com todos para ajudar os nossos doentes”, pede ela.
Não é necessário estar em jejum, mas alimentos gordurosos devem ser evitados antes da doação. Também é importante lembrar que pessoas menores de 18 anos precisam de autorização do responsável para doar sangue.
A campanha já acontece no Banco de Sangue do INCA, localizado na Praça Cruz Vermelha, número 23, 2º andar. As doações ocorrem de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 14h30, e aos sábados das 8h às 12h.
*Sob supervisão de Natashi Franco