O cachorro Tom, que sofria maus-tratos por uma mulher no Vidigal, na Zona Norte do Rio, vai para adoção depois de ser resgatado nesta quinta-feira (22) pela Polícia Militar e pela Secretaria Estadual de Proteção e Bem-Estar Animal. O filhote foi levado para a 14º DP, no Leblon. A acusada batia no animal para se vingar de uma traição do ex-marido.
O cachorro passou por todos os exames necessários em uma clínica veterinária, acompanhado pela Subsecretária Estadual de Defesa e Proteção Animal, e foi encaminhado para um lar temporário. Antes de ir para a nova casa, Tom será castrado pelo programa RJPet.
“O cachorro está em segurança, a delegada Daniela terra autorizou a adoção de acordo com os tramites do inquérito, e assim que saírem os resultados dos exames, seguiremos com todo protocolo para adoção,” explicou Camila Costa, subsecretária de Defesa e Proteção Animal.
Em depoimento, o dono do animal, Rogério Salvador dos Santos, contou que Amanda Souza dos Santos batia no cachorro com cabo de vassoura e arremessava objetos no Yorkshire, de cinco meses. Ele afirma ainda que a mulher deixava Tom na chuva e no frio.
As ameaças eram feitas para Rogério por áudio e vídeo. Em um desses registros ela conta que não vai alimentar o animal e que vai deixá-lo na parte de fora da casa para que morresse.
Amanda foi autuada pelo crime de maus-tratos e poderá pegar até 5 anos de prisão.
Os interessados em adotar o Tom devem mandar um e-mail para: rjpet@agricultura.rj.gov.br, com os seguintes dados: nome completo, endereço e telefone.
*Sob Supervisão de Natashi Franco