Com objetivo de imunizar 1,8 milhão de pessoas até junho, a Prefeitura do Rio deu início, nesta segunda-feira (4), à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Essa parte da população corresponde a 90% dos grupos prioritários na capital fluminense.
O cronograma de vacinação será escalonado. Tem prioridade neste começo de campanha: idosos acima de 80 anos; idosos que residem em em instituições de longa permanência para idosos (ILPIs); e trabalhadores da saúde com 60 anos ou mais.
Idosos acima de 80 anos que ainda não tomaram a segunda dose de reforço do imunizante contra a Covid-19 também podem receber a aplicação do imunizante no mesmo dia.
A Secretaria Municipal de Saúde chama atenção da importância de se vacinar e alerta para que pessoas com sintomas de gripe se recuperem antes da imunização. Aqueles que testarem positivo para Covid-19 também precisam aguardar um mês para receber a aplicação da vacina.
"A gente sabe que a gripe é uma doença sazonal do período de inverno. Então, a importância de começar a vacinação agora é para que, no inverno, os grupos prioritários estejam protegidos contra a gripe. Aí, vamos reduzir as comorbidades, internações e óbitos relacionados a influenza" alertou o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Rodrigo Prado.